BLOG

Cuidados diante do Covid 19 para pacientes com doenças respiratórias

27 de março de 2020

Diante a pandemia que o mundo vem encarando do novo coronavírus, alguns cuidados devem serem tomados principalmente por pacientes que já apresentam algum problema respiratório

A pandemia do novo coronavírus já fez diversas vítimas ao redor do mundo, afetando diretamente o sistema respiratório dos pacientes. Algumas orientações devem serem respeitadas para manter a saúde dos pacientes que apresentem quadros respiratórios graves, como asmáticos e com doenças pulmonares crônicas.

Pacientes que apresentam alguns dos casos mencionados, devem entrar em contato imediatamente com o seu médico, para manter o acompanhamento de seus tratamentos de forma segura e quais medidas adequadas devem serem tomadas. Paciente que se encontram nessas condições devem saber que ir ao Pronto Socorro deve ser considerado como última opção, escolhendo pelo sistema de atendimento de teleconsulta, autorizado recentemente pelo Conselho Federal de Medicina, em que pode conversar diretamente com o médico, ou outro profissional especializado para atendê-lo, recebendo orientações de como proceder com o tratamento, evitando assim o atendimento presencial, somente se necessário.

Embora seja um vírus perigoso, os devidos cuidados tomados ainda são a melhor forma de prevenção e de proteção da saúde.  Pacientes portadores de doenças respiratórias e pré existentes, devem praticar a higienização das mãos com mais frequência, utilizando água corrente sabão, caso não tenha acesso a eles no momento, é recomendado o uso do álcool em gel. Além é claro não tocar as regiões mucosas e o rosto com as mãos, evitar locais de aglomeração, e contato próximo com outras pessoas, respeitando a distância indicada de pelo menos 2 metros.

Embora muito comum presenciar pessoas utilizando máscaras, o uso é indicado apenas para aqueles que manifestaram algum dos sintomas, respeitando o isolamento social determinado.

O grupo de risco é representado por pessoas a partir dos 60 anos, e portadores das doenças que citamos anteriormente, porém também é incluso nesse grupo fumantes, mesmo que não estejam dentro da idade, eles apresentam de certa forma uma agressão pulmonar em geral, possuindo pulmões mais vulneráveis a infecções respiratórias.