BLOG

Doenças respiratórias causadas por vírus

28 de maio de 2020

Conheça as principais doenças respiratórias causadas por vírus

 

As principais doenças respiratórias são causadas de formas virais, como o resfriado sendo a mais comum encontrada em seres humanos, tendo como a influenza a maior responsável pela mortalidade. As infecções respiratórias afetam o paciente ao desenvolver doenças pulmonares obstrutivas de forma crônica, porém, mais recentemente alguns patógenos virais se caracterizam por síndrome aguda grave, relacionados a doenças de trato respiratório, como é o caso do novo coronavírus.
As principais formas de transmissão de doenças respiratórias se dão por contato direto, gotículas de secreção transportadas pelo ar, e ao tocar com a mão locais infectados e após tocar vias mucosas nasal e conjuntiva. Grande parte desses vírus são disseminados em uma distância curta de em média 1 metro.


Entre os vírus que mais letais, podemos destacar os da família coronavírus, que podem ser desde um simples resfriado e gripe, como podem ser agressivos como o MERS, SARS e o Covid-19.

 

MERS – Uma síndrome respiratória do oriente médio, o MERS teve sua origem em setembro de 2012 na região da Arábia Saudita. Sua infecção é causada através do mers-CoV, tendo infectado pelo menos mais de duas mil pessoas, em 27 países. Entre os principais sintomas associados estão: Febre, calafrios, mialgia e tosse, além de alguns sintomas menos comuns como diarreia e vômitos. Com os sintomas se manifestando a partir do 14 dia de contaminação.

 

SARS – A síndrome respiratória aguda grave, ou apenas SARS é considerada a mais grave das infecções causadas pelo coronavírus, muito semelhante a influenza, provocando doenças respiratórias graves. O sars-CoV teve sua origem na China, mas especificamente na província de Guangdong, no final de 2002, sendo disseminado em 30 países, do qual foram registrados mais de 800 mil casos, com mais de 38 mil vítimas fatais. O SARS como outros vírus da família do coronavírus é transmitido de pessoa para pessoa, através do contato pessoal próximo, e gotículas infectadas transmitidas pela tosse e espirro.

 

Covid-19 – A covid-19 ou novo coronavírus como teve o seu primeiro registro no ano de 2019, também na China, se espalhando rapidamente pelo mundo todo. Estudos sugerem que o vírus foi primeiro transmitido por animais para os humanos, antes de ser espalhado de forma maciça. A sua transição ocorre da mesma maneira que os outros dois vírus citados, em que é dado ao contato direto com pessoas e superfícies contaminadas, além de gotículas de tosse e espirros.
Por conta da sua rápida e fácil transmissão, a opção de isolamento social foi necessária como medida para a contenção do vírus, evitando um número maior de vítimas. Apesar de ser uma doença considerada fatal, seus sintomas são poucos, e em alguns casos o paciente infectado não apresenta nenhum, os mais comuns são dificuldades respiratórias, febre e dispneia, podendo apresentar os sintomas em média 14 dias após a infecção.

 


Ainda a melhor forma de prevenção e combate ao novo coronavírus, é a higienização correta das mãos, uso de equipamentos de proteção, como máscaras e luvas, além de manter os locais limpos e desinfetados, e principalmente aderir ao isolamento, para que não ocorra transmissão e infecção.


Fonte: https://msdmnls.co/2B79yFM