BLOG

DPOC: tratamento permite ao paciente ter qualidade de vida

29 de agosto de 2019

Viver com uma doença, seja ela qual for, não é fácil, porém, quando o tratamento é realizado corretamente, dá sim para manter a qualidade de vida. É o caso de quem convive com alguma doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecida como DPOC.

 

As doenças pulmonares obstrutivas crônicas são doenças, na maioria das vezes, diretamente ligadas ao tabagismo, no entanto, também podem estar relacionadas a histórico familiar ou inalação constante de gases. Elas atingem os pulmões, bloqueando o fluxo de ar e dificultando a respiração, e se manifestam como bronquite, enfisema ou asma grave. Todas têm tratamento e exigem algumas mudanças no estilo de vida para viver com qualidade.

 

E quando falamos em mudanças, três delas são fundamentais: parar de fumar (no caso de fumantes, lógico), manter-se ativo e seguir as recomendações médicas.

 

Por mais que você faça o tratamento, parar de fumar é primordial para a reabilitação. Se você já tentou, não desista e procure ajuda de um profissional. É da sua qualidade de vida que estamos falando.

 

Embora a doença te deixe cansado e possa causar limites, é importante que você mantenha alguns hábitos da sua rotina, como atividades de lazer e trabalhar.

 

É muito importante que você siga todas as prescrições médicas, a DPOC não tem cura, mas dá para tratar, e o tratamento inclui medicamentes, atividades físicas, reabilitação pulmonar e até mudanças na alimentação. Precisando de concentração de oxigênio e acessórios para tratar o problema e manter a qualidade de vida, fale com a nossa equipe.