BLOG

Novembro Azul: homens, previnam-se contra o câncer de próstata

05 de novembro de 2019

Você que é homem e tem mais de 50 anos, já fez exame de próstata? De acordo com pesquisas, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. E o exame é justamente a forma mais efetiva de prevenir a doença, se descoberto no início, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura.

 

O câncer de próstata mata 28,6% de homens a cada ano, aqui no Brasil um homem morre a cada 38 minutos em virtude da doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por tudo isso, nesse Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, nós também falamos sobre esse assunto.

 

Todo homem está sujeito a ter câncer de próstata, principalmente depois dos 50 anos, se tiver casos na família, ser sedentário, obeso ou manter uma alimentação inadequada, com muita gordura e poucas fontes de nutrientes.

 

Ainda no início o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas, por isso reforçamos a importância do exame preventivo. Quando o homem começa a sentir alguma coisa, normalmente significa que a doença já está avançando. No entanto, mesmo assim, é muito importante consultar um especialista.

 

Entre os sintomas do câncer de próstata estão: dor para urinar, vontade de urinar com frequência, dor óssea e sangue na urina e/ou no sêmen.

 

E para prevenir que a doença, não tem outro jeito, é preciso consultar um urologista e fazer o exame, além de manter hábitos e alimentação adequados. Se descoberto o câncer de próstata, o tipo de tratamento vai variar conforme diversos aspectos, como estágio da doença e saúde do paciente.

 

Evite ser o próximo, procure um urologista e faça o exame. 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados pelo toque retal. Esse número poderia ser ainda maior se todos os homens com mais de 50 anos cuidassem das suas saúdes com a devida atenção.