BLOG

O uso da fisioterapia nos cuidados paliativos

15 de outubro de 2020

Os cuidados paliativos são uma abordagem que proporciona maior qualidade de vida para paciente e seus familiares.


A Organização Mundial da Saúde definiu no ano de 2002 os cuidados paliativos com uma abordagem ou tratamento que proporcione uma melhora em relação a qualidade de vida de paciente e seus familiares diante de doenças que podem ameaçar a continuidade da vida.

 

Quando abordamos as características do cuidado paliativo, ele deve ser capaz de reunir multiprofissionais que irão auxiliar o paciente a conseguir se adaptar as mudanças causadas pela doença, da melhor maneira possível, para que ocorra o enfrentamento do paciente e familiares em relação a doença existente. Entre os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar estão os fisioterapeutas que por meio de suas atividades são capazes de ajudar a controlar os sintomas do corpo.

 

A fisioterapia tem uma função importante dentro dos cuidados paliativos, por utilizar de suas técnicas e recursos para auxiliar no alívio de dores e fazendo o possível para devolver a autonomia para o paciente em relação as suas atividades do cotidiano, chegando o mais próximo de sua normalidade. O fisioterapeuta também tem o papel de instruir familiares e acompanhantes do paciente em relação aos cuidados relativos a postura e mudança para descolar o paciente de lugar, de maneira que proporcione maior conforto e evite o surgimento de outros fatores como úlceras de pressão, além de promover melhor condição respiratória por exemplo.

 

Podemos destacar a eletroterapia e a acupuntura como uma das principais formas de tratamento fisioterapêuticos, além de técnicas utilizadas de forma manual para alívio de dor e tensão muscular como alongamentos e massoterapia.


No CAF você encontra diversos aparelhos que vão ajudar você a ter todo o tratamento necessário para a recuperação na forma de homecare, além de venda e locação, são produtos disponível em nossa loja virtual, acesse www.cafloja.com.br e confira.